CANÁRIO-DA-TERRA
O canário-da-terra (Sicalis flaveola), é um pássaro pequeno de cor amarelo-olivácea no macho, apresentando dimorfismo sexual, com a fêmea na tonalidade oliva.
O macho possui predominância no tom amarelo intenso, com cabeça alaranjada e estrias escuras nas costas, um aspecto bem diferente da fêmea e do jovem que tem coloração mais clara com densas estrias finas e pardas no peito e cabeça. O jovem leva até 18 meses para alcançar a plumagem de adulto.
O canto é marcante e vigoroso. Apesar das fêmeas cantarem são os machos que tem o canto mais melodioso, uma característica que os torna vítimas de aprisionamento ilegal e criação em cativeiro. Os filhotes machos já cantam por volta dos 04 meses.
Muito fácil encontrar o canário-da- terra, ele está em toda parte como parques, jardins, cerrados, campos naturais, principalmente em ambientes com gramíneas e sementes, seu alimento predileto. Às vezes come também insetos.
É uma espécie que gosta de viver em bando. Chama atenção pelo seu pequeno porte, a plumagem amarela e também pela graça e agilidade na movimentação entre os galhos tenros e na rapidez em triturar e comer sementes no chão.
(fonte: https://www.wikiaves.com.br/wiki/canario-da-terra
https://blog.cobasi.com.br/canario-2/)
Canários - macho (jovem) e fêmea
(foto by Airam&Marlene)
Canário-da-terra, um comedor de sementes
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário que teremos prazer em responder. Deixe seu nome no comentário para agradecermos.