O ALGODÃO: ÁRVORE, FLOR E FRUTO
O algodoeiro ou pé-de-algodão é o nome da planta do gênero Gossypium L., da família Malvaceae, que inclui também na mesma família outras plantas conhecidas como o algodoeiro-da-praia, o hibisco e o quiabo. Todas apresentam flores parecidas e muito atrativas, de grande beleza.
As flores do algodão são belíssimas, cujo ciclo começa com o botão floral, depois floração, cápsulas e cápsulas rompidas. Inicialmente de cor amarela esmaecida mas pode mudar para o tom rosa de acordo com a polinização.
Com o tempo as flores murcham e dão origem as cápsulas, que são os frutos que contém as sementes envolvidas por fibras brancas. Em seguida as cápsulas se rompem e aparece a fibra macia e leve chamada “algodão”.
A palavra algodão origina-se do árabe "al-quTum" ( o cotão), significando pelo ou felpa que se solta de alguns tecidos. Foram os mercadores árabes que tornaram o algodão conhecido na Europa nos séculos IX a XI, e também foram pioneiros na fabricação de tecidos e papeis utilizando essa fibra. O nome deu origem as palavras cotton em inglês, coton em francês, cotone em italiano e o espanhol algodón, semelhante ao português.
O algodão faz parte de nossas vidas, nos veste desde que nascemos e é utilizado largamente na indústria farmacêutica, têxtil, bem como na fabricação de outros itens diversos, e suas sementes servem para replantio, extração de óleo e alimentação animal.
É uma planta excepcional em que tudo se aproveita e que movimenta a economia mundial.
(Fonte: https://boaspraticasagronomicas.com.br/noticias/o-algodao/)
FLOR DO ALGODÃO - (Gossypium L.)
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário que teremos prazer em responder. Deixe seu nome no comentário para agradecermos.